Histerossalpingografia(HSG)

A histerossalpingografia é um método diagnóstico de grande importância na pesquisa do componente feminino da infertilidade conjugal, permitindo a avaliação do trajeto percorrido pelo espermatozóide até a trompa de Falópio, local onde ocorre a fertilização do óvulo.

 

Quando fazer o exame de histerossalpingografia?

O exame deve ser feito quando a paciente tem dificuldade para engravidar, quando apresenta distúrbios na ovulação e quando há suspeita de alterações nas trompas, endometriose na pelve, alguma anomalia ou aderências no útero.

Como é feito o exame de histerossalpingografia?

Para realizar o exame, não é necessária internação ou sedação, sendo realizado ambulatorialmente por um médico radiologista através de um cateter fino e flexível que é inserido no orifício externo do colo uterino A partir disso, são realizadas algumas radiografias para visualizar a cavidade endometrial e as trompas. Esse processo na maioria das vezes é concluído em 10 minutos. 

Instruções gerais sobre o exame:
Não precisa de jejum absoluto. Quando o exame é de manhã, tomar um café da manha leve. Quando de tarde almoço leve conforme informado acima.
– Depilar a região a ser examinada.
– Exame deve ser feito entre o 8º e o 12º dia do ciclo menstrua,l caso não menstrue há alguns meses com qualquer disponibilidade e sem restrições para o período da marcação do exame.
– Paciente não pode estar gestante, em caso de suspeita ou atraso menstrual apresentar beta HCG recente de no máximo 2 dias antes do exame.
– Pacientes que não menstruam também apresentar beta HCG de no máximo 2 dias antes do exame
– Trazer ultrassonografia transvaginal recente de no máximo 2 meses antes do exame.
– Paciente não pode apresentar resíduos sanguinolentos de menstruação ou sinais de corrimento, necessário papanicolau recente sem sinais de infecção.
– Abstinência sexual a partir do 6º dia do início do ciclo menstrual.
– Pacientes alergia a contraste iodado, frutos do mar, camarão ou medicamentos que contêm iodo não poderão realizar o exame.
– Em caso de outras referências alérgicas, é necessário informar previamente para a realização da dessensibilização com antialérgicos.
– Paciente que faz uso de medicamentos para diabetes, suspender 5 dias antes do exame com autorização médica.

PREPARO PARA HISTEROSSALPINGOGRAFIA:

No dia anterior ao exame:
– Tomar 1 vidro de óleo de 50ml
– Tomar todo ou 1 vidro de Laxol de 50ml às 16 hs.
– Caso apresente constipação crônica, tomar 2 comprimidos de Ducolax na mesma hora na antevéspera do exame.
– Tomar 1 comprimido de Predsin 20mg às 08hs e às 20hs.
– Fazer dieta leve sem carne, folhas, massas e pães.
– Beber bastante líquido, como sucos de laranja ou de ameixa.

No dia do exame:
– Tomar café da manhã leve, como chá ou café e torradas. Na parte da tarde, um almoço leve com caldos e sopa com poucos resíduos mantendo 2 horas de jejum antes do exame.
– 2 horas antes do exame, tomar 1 comprimido de Predsin 20mg.
– 1 hora antes do exame, tomar 1 comprimido de Buscapan composto.

Após o exame:
– Repouso relativo e não trabalhar no dia do exame.
– Algum sangramento é habitual ocorrer.
– Tomar mais 1 comprimido de Predsin 20mg 6hs após a realização do exame.
– Em caso de dor, tomar ibuprofeno 600mg. 1 comprimido de 8 em 8 hs no máximo por 2 dias, de preferência que não coincida com o uso do predsin.